Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Londres 2012

E com a proximidade das Olimpíadas em Londres 2012, o país da rainha que ensinar ao Rio 2016 como se fazer uma olimpíada sustentável.

Segundo o chefe de Desenvolvimento Sustentável e Regeneração do órgão responsável pelo evento, Dan Epstein, avaliou que tanto Rio como Londres, sofrem do mesmo problema que é a grande urbanização e diz que com as Olimpíadas as duas cidades tem uma oportunidade fantástica para mostrar para o Mundo que elas tem capacidade para lidar com isso.

Em visita ao Parque Olimpíco no leste da capital londrina, Epstein disse que varías obras podem ser recicladas.

"O ginásio de basquete é projetado para mais de 10 mil pessoas mas, após o uso, pode ser desmontado, colocado em um navio, enviado para qualquer lugar e reerguido", disse Epstein. A arena já teria despertado o interesse da comitiva organizadora do Rio 2016.
 
"Construímos um centro aquático com capacidade para 17,5 mil lugares. Nas olimpíadas vamos usar toda essa capacidade e, depois disso, nunca mais. Então podemos reduzir a capacidade para 2,5 mil lugares e adaptá-lo tanto para outras competições internacionais quanto para uso comunitário."

"Não estamos pensando apenas no custo da infra-estrutura, mas nos valores de longo prazo e nos impactos ambiental e social", defende Epstein. "Estamos investindo apenas em coisas que temos necessidade a longo prazo. Todo o resto é pensado para poder ser removido e reutilizado, não simplesmente descartado."
 
"Se você puder usar o estádio de futebol ou o ginásio de basquete seis, sete vezes em diferentes lugares, talvez isso nos custe um pouco mais - quem sabe 20% a mais, quem sabe nem um centavo a mais que um ginásio permanente -, mas é possível utilizá-los e reutilizá-los para que outra pessoa não precise construir um novo."

A idéia é que as Olimpíadas no Rio 2016 seja semelhante a Londres 2012, hoje os jogos olimpícos no Rio de Janeiro esta estimado em cerca de 30 bilhões de reais.

Segundo o embaixador britânico Alan Charlton, as visitas de intercâmbio são comuns entre as cidades sedes dos jogos olímpícos.
"O que é muito importante é planejar a partir do primeiro minuto, não é possível adicionar sustentabilidade depois. Por isso é importante fazer isso agora no Rio de Janeiro, antes de construir mais para os Jogos de 2016", afirmou o embaixador.
 
"Em Londres, nós tivemos dois anos de planejamento, quatro anos de construção e temos um ano para testar tudo. No momento, no Rio, o que é importante é o planejamento. Podemos fazer muita coisa juntos nesse momento de planejamento."

É isso aim que venha os jogos Olimpícos em Londres 2012.

até a próxima.

LL

Nenhum comentário:

Postar um comentário